Logotipo da entidade

Consultas Boa Vista

Comércio de Itaquá define ações para as vendas de fim de ano em reunião

Como aumentar as vendas no fim de ano, ampliar a segurança de comerciantes e consumidores, organizar o comércio informal e ajudar no restauro da Igreja Nossa Senhora da Ajuda. Essas foram as demandas tratadas como prioridade por membros do setor na segunda reunião organizada pela Associação Comercial e Industrial de Itaquaquecetuba (Acidi), nesta sexta-feira (23 de novembro), no auditória da instituição.

O presidente da Acidi, Luciano Dávila, tratou o encontro como positivo, apesar da adesão abaixo do esperado em função da sexta-feira do black Friday. “Apesar disso foi uma oportunidade para debatermos as principais questões que travam o comércio e Itaquá e propormos soluções”, afirma.

O comércio ambulante foi uma das questões mais importantes e polêmicas tratada na reunião. Ficou definido que os camelos e ambulantes da região central, devidamente autorizados pela Prefeitura, serão deslocados para a Rua Capitão José Leite, na altura da Loja Besni, até janeiro.

“Além dessa medida contamos, na oportunidade, com a presença do vereador Rolgaciano Fernandes e ficou combinado que ele vai intermediar junto à administração municipal o andamento da lei que regulamenta o comércio ambulante em Itaquá. Em seguida, vamos trabalhar para estudar junto à Prefeitura se podemos ver um imóvel específico para esses trabalhadores em breve”, esclarece.

Medidas para o fim de ano

A Acidi tem trabalhado constantemente na busca por medidas que estimulem o comércio da cidade. Neste fim de ano não será diferente, a instituição definiu a instação de brinquedos temáticos na região central, entre o dia 1º e 24 de dezembro, como forma de estímulo ao comparecimento de famílias no Centro nesta época do ano. A utilização dos brinquedos será mediante fichas que serão comercializadas a R$ 3 avulsas ou poderão ser adquiridas por R$ 1 por cada comerciante e depois distribuidas como bonificação por compras aos clientes.

Também foi apresentado aos comerciantes um projeto de enfeites natalinos na região central custeado diretamente pelos empresários do entorno. Pelo esboço, todas as árvores do Centro receberão enfeites e iluminação em led e outros enfeites natalinos podem ser instalados ainda em outros pontos da região.

Na segurança a novidade será o retorno do funcionamento da Base da PM na próxima segunda-feira (26 de novembro) e a ampliação do policiamento da Polícia Militar a partir do dia 1º de dezembro.

Restauro da Matriz

Por fim, o padre Luiz Renato de Paula da Igreja Nossa Senhora da Ajuda apresentou aos comerciantes um bingo beneficiente para angariar fundos para o restauro da igreja. Ele ofereceu aos comerciantes a possibilidade de que eles comercializem as cartelas ou as adquiram e as distribuiam.