Logotipo da entidade

Consultas Boa Vista SCPC

Acidi recebe evento em comemoração ao Dia do Capoeirista

A sede da Associação Comercial e Industrial de Itaquaquecetuba (Acidi) recebe no próximo dia 3 de agosto, das 9 às 13 horas, o ‘Encontro para comemorar o Dia do Capoeirista’. O evento, promovido pela Comissão de Preservação do Patrimônio da Capoeira (CPPC), liderada pelo mestre Quim, terá palestras, apresentações de peças teatrais e jogo de capoeira. A expectativa dos organizadores é reunir cerca de 200 pessoas no salão de eventos da Acidi, localizada na Rua Carlos Barbosa da Silva, 51, na área central de Itaquaquecetuba. A entrada é gratuita.

De acordo com mestre Quim, coordenador geral da CPPC, o encontro tem como principal objetivo reunir a nova geração de capoeiristas da Região do Alto Tietê e amantes do esporte para reforçar a data comemorativa e a importância da capoeira como patrimônio cultural do País. “A capoeira é reconhecida como a rainha do folclore brasileiro e este é um aspecto a ser preservado no mundo todo, orientando os capoeiristas para a apresentação em público e reforçando sempre o mérito conquistado”, explicou.

A Comissão de Preservação do Patrimônio da Capoeira foi criada no dia 10 de agosto de 2013, no Museu de Itaquaquecetuba. “Para nós é uma grande satisfação fazer parte e apoiar um evento que tem como objetivo reforçar a cultura brasileira. A capoeira é um patrimônio nacional”, enalteceu o presidente da Acidi, Luciano Dávila.

O Dia do Capoeirista é celebrado em 3 de agosto. A capoeira é uma expressão cultural conhecida também como uma arte marcial brasileira, misturando uma dança e luta típica do Nordeste do Brasil, especialmente na Bahia. Considerada como patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, o batizado é o mais importante ritual capoeirista. Quem comanda o batizado é o capoeirista mais graduado do grupo, seja ele mestre, contramestre ou professor.

O Dia do Capoeirista é celebrado em 3 de agosto, pois foi nessa data que o Governo do Estado de São Paulo criou a Lei nº 4.649, de 1985, que institui o Dia do Capoeirista a ser comemorado anualmente na data. 

tags: capoeira, acidi, itaquaquecetuba, mestre, cultura, patrimônio, capoeirista, Alto Tietê