Logotipo da entidade

Consultas Boa Vista SCPC

Comércio de Itaquaquecetuba espera alta de 5% na black friday

 
A black friday deve apresentar resultados positivos para o comércio de Itaquaquecetuba nesta sexta-feira (23 de novembro). A data, considerada uma das mais importantes no varejo mundial, foi adotada pelos comerciantes brasileiros nos últimos anos e acumula resultados positivos ano a ano. A expectativa, segundo a Associação Comercial e Industrial de Itaquaquecetuba (Acidi), é que as vendas no setor subam em torno de 5% no dia 23 de novembro quando comparadas com o mesmo período do ano passado.
Para este dia 23, a expectativa é que o comércio seja influenciado pelo movimento das grandes redes varejistas que oferecem os maiores descontos e atraem um amplo público em busca de preços baixos para produtos eletrônicos.
"Com essas lojas oferecendo descontos na casa dos 50% as lojas menores vão, por efeito, ter um maior movimento e mais vendas", destaca Luciano Dávila, presidente da Associação e Comercial e Industrial de Itaquaquecetuba (Acidi). “Esse crescimento deve ser sentido em efeito cascata e vai do movimento em estacionamentos da região central às lanchonetes”, acrescenta.
Para a Acidi, a data servirá ainda como uma espécie de aquecimento para as vendas de fim de ano e será o momento inclusive de ver quais setores varejistas e pontos da região central necessitam de mais atenção.
"Será mais um teste para o nosso comércio, pois ao longo das últimas semanas estamos fazendo uma série de reuniões com os comerciantes para buscar soluções para os problemas que afligem o comércio. Neste black Friday vamos monitorar alguns pontos para ver o que ainda deve ser feito", conta.
Mais procurados
Smartfones, televisores, videogames e computadores devem ser os produtos mais procurados nesta black friday nas lojas da cidade. Mas, itens de vestuário e até mesmo serviços devem ter boas vendas, segundo Dávila.
“Temos boas expectativas para todos os setores e acredito que nenhum deles deixe de aproveitar bem está data que já está cada vez mais entrando com força no comércio de Itaquá”, finaliza Luciano.
 
Serviço
A Acidi preparou um guia com algumas recomendações de segurança. Confira algumas dicas.
 
Pagamento e devolução
Para evitar cair em golpes, pesquise alguns dias antes o valor de alguns produtos que você está pensando em comprar. Para compras via internet, o ideal é usar um comparador de preços (Buscapé, Zoom, etc.) e também entre nos sites que você confira.
 
Faça uma priorização
Faça uma lista dos equipamentos que você realmente precisa comprar ou substituir e foque apenas neles. Não procure por novas ofertas que possam ser tentadoras.
 
Forma de pagamento
Outra dica importante e verificar quanto em dinheiro você tem e quanto pretende gastar. Não conte com o limite do cartão de crédito e cuidado ao destinar seu décimo terceiro a isso. Na maioria das vezes, a melhor forma de pagamento é à vista. Além de ficar livre de pendências ou dívidas, aumenta a possibilidade de barganhar ainda mais descontos na hora da compra.
 
Veja se a compra vale a pena
Antes de comprar, pense na utilidade daquele produto daqui a seis meses ou um ano. Pergunte a si mesmo: Eu preciso desse produto? Vou conseguir pagá-lo? É minha prioridade neste momento
 
E-commerce e Segurança
Fique atento aos sites que estão instáveis ou que possuam tempo definido para compras. Agora, se você tem receio de comprar pela internet, os modos mais seguros são o boleto bancário e o cartão de crédito pré-pago. Ainda assim, nada disso é seguro se você não prestar atenção nos outros itens de segurança. Para evitar transtornos futuros, tire um print da página em que você está fazendo a compra com o preço do produto ofertado. Guarde e-mails e quaisquer comprovantes que possam ajudar em situações especiais. Veja se o site em que você vai realizar uma compra tem dados de identificação, como razão social, CNPJ, telefone e outras formas de contato além do e-mail. Jamais compre em sites em que as únicas formas de pagamento aceitas são o o boleto bancário e/ou depósito em conta.
 
Arrependimento
Lembre-se que você tem 07 dias para devolver o produto que comprou, caso não queira mais, a partir da data em que ele chegou em sua casa.
 
Procon
E se você tiver algum problema ao fazer sua compra, ou se encontrar alguma loja com preços enganosos, pode reclamar com o Procon de Itaquaquecetuba.
Endereço: Dom Thomaz Frey, 89, Centro (acesso também pela Praça Padre João Álvares, nº. 218)
Fone: 4642-2005