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Comércio varejista mantém expectativa de crescimento


O comércio varejista mantém a expectativa de crescimento para 2018, segundo avaliação da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Os dados foram revisados pela entidade após a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), do IBGE, de abril, divulgados na última quinta-feira (14) apontam alta de 5% no varejo.

Em Itaquaquecetuba a tendência de crescimento também é prevista pelo presidente da Associação Comercial e Industrial de Itaquaquecetuba (Acidi), para Luciano Dávila, apesar dos percalços de 2018, o comércio da cidade segue em franca recuperação e com números positivos. "Temos aos poucos recuperado espaço entre os consumidores e agora estamos cada vez mais em recuperação, no último Dia dos Namorados e no Dia das Mães conquistamos números positivos. Agora, vamos manter o foco no Dia dos Pais e tentar utilizar o máximo possível a Copa do Mundo para estimular o consumo no varejo da cidade", afirma.

De acordo com o chefe da Divisão Econômica da CNC, Fabio Bentes, os impactos das manifestações dos caminhoneiros em maio serão limitados ao terceiro bimestre e não devem comprometer a tendência de alta nas vendas. “Mesmo considerando os impactos negativos decorrentes da greve dos caminhoneiros e a paralisação de linhas de produção durante alguns dias do mês de maio, os estoques das revendedoras não sofreram tão intensamente como outros ramos do varejo com a escassez de produtos”, avaliou.

Veículos

As vendas de veículos, motos, partes e peças (36,5%) e de materiais de construção (15,9%) impulsionaram o varejo em abril. Com o resultado, o comércio automotivo registrou a maior variação no volume ante o mesmo mês do ano anterior desde o início dos levantamentos no ano 2000.

Segundo Fabio Bentes, “além da natural reação tendo como base um período altamente negativo para esse segmento, o recuo nas taxas de juros para esse tipo de financiamento, aliado a uma percepção mais clara quanto à reação do mercado de trabalho em abril, ajudou a explicar a inédita variação nas vendas”.

tags: Comércio, Itaquaquecetuba, Itaquá, Acidi, Varejo