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Dia das Crianças é aposta para alavancar as vendas no comércio de Itaquaquecetuba

Com a economia ainda instável, o comércio aposta em mais uma data comemorativa para alavancar as vendas, o Dia das Crianças. Com as dificuldades ao longo do ano, os lojistas buscam meios para que, em um dos momentos que mais se costuma vender no calendário, os números sejam no mínimo semelhantes aos do mesmo período de 2014.

Segundo a Confederação Nacional do Comércio (CNC), 2015 não terá grande crescimento no volume de vendas. O argumento para essa possível queda é a situação do mercado de trabalho junto com o encarecimento do crédito. Mesmo com essas perceptivas negativas, a Associação Comercial e Industrial de Itaquaquecetuba (Acidi) acredita que dentro do comércio municipal as coisas podem ser diferentes.   

Nas datas nacionais, o dia 12 de outubro está entre as quatro mais significativas, competindo com o Natal e o Dia das Mães. Estudos realizados entre os comerciantes de Itaquaquecetuba indicam um possível crescimento de até 3% em relação às vendas de 2014, mas o grande objetivo dos lojistas, depois de um ano instável economicamente, é que os negócios fiquem, no mínimo, nos mesmos índices. Promoções e estratégias para atrair os clientes são essenciais para que a data atinja as expectativas do comércio.

Como o foco está nos pequenos, vários departamentos ganham espaço nessa época do ano. O mercado infantil é abrangente e garante sucesso para venda de vestuários, brinquedos, games e tecnologia (smartphones, notebooks, etc). Essas áreas são as mais procuradas e tendem a ser o principal alvo dos compradores.

O presidente da Acidi, Luciano Dávila, tem boas expectativas para os comerciantes. “Essa é uma das datas que mais movimenta o comércio e acredito que os lojistas têm boas opções para chegar ao mínimo de repetir as vendas do ano passado. O Dia das Crianças comove pais, parentes e todos que tenham alguma criança por perto e isso motiva o comércio. Promoções, bons atrativos e deixar os clientes próximos são boas formas de usar essa comemoração para ganhar forçar e caminhar para o fim do ano, que é onde as coisas sempre acabam melhorando para o comerciante”, destacou.

O Dia das Crianças foi criado em 1920 e instituído em 1924, provado pelo presidente, Arthur Bernardes, no decreto nº 4867. A celebração com presentes começou a ganhar força na década de 60, depois de uma campanha encabeçada pela Fábrica de Brinquedos Estrela em conjunto com a Johnson & Johnson.

Desde então, o Dia das Crianças se firmou como uma das datas mais representativas para o comércio nacional.