Na contramão da crise, Itaquaquecetuba vive um grande momento no cenário econômico. De acordo com dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a cidade foi a que mais gerou empregos no Alto Tietê no primeiro trimestre de 2017. Nos primeiros três meses deste ano, o municipio gerou 377 novos postos de trabalho, segundo a variação absoluta, que contabiliza as contratações e demissões. Para o presidente da Associação Comercial e Industrial de Itaquaquecetuba, Luciano Dávila, os dados consolidam o desenvolvimento da cidade.
“Acredito que Itaquaquecetuba está em uma ascensão muito boa, mesmo em um momento de tensão política e econômica vivido pelo País. Com certeza, nos tornamos uma referência econômica na região do Alto Tietê, e o índice do Caged comprova isso. Esperamos que esse número continue crescendo, gerando renda e movimentando ainda mais a economia local”, afirmou.
Um dos fatores que impulsionou o aumento dos postos de trabalho, segundo Luciano, foi a inauguração do Itaquá Garden Shopping, um dos centros comeciais mais modernos e completos da região. A abertura do empreendimento, que possui 31 mil m² de espaço inteiramente dedicados às lojas, gerou cerca de três mil empregos, direta e indiretamente.
“O shopping elevou o comércio de Itaquaquecetuba a outro patamar, pois a estrutura oferecida aos lojistas é excelente. Isso criou um entusiasmo muito contagiante no setor comercial, o que acaba gerando empregos e renda para os munícipes”, conta.
Ainda sobre o ranking do Caged, o número de postos de trabalho gerados por Itaquaquecetuba é duas vezes maior do que a cidade que obteve a segunda posição. “Temos um grande polo industrial e um comércio que atende a todas as necessidades, por isso sabemos do excelente potencial econômico do município. Ser referência na região do Alto Tietê já foi um sonho, e hoje se tornou uma realidade”, completa Luciano Dávila.